A fotografia e as novas mídias
Nos dias de hoje, onde a informação é fator essencial na concepção de novas relações, networking e a divulgação de novas ideias e produtos, a fotografia toma papel importante na veiculação de mensagens e na construção de campanhas.
Percebendo a preocupação com questões antes ignoradas como qualidade de vida e sustentabilidade os mais variados espaços são ocupados com fotografias. Locais antes não aproveitados pela publicidade agora são ocupados por imagens, desenhos, símbolos, todos eles com a intenção de comunicar ideias e trazer mais simpatizantes as suas propostas. Em São Paulo, a partir da gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab a lei Cidade Limpa normatizou o uso dos espaços públicos da cidade para divulgação de material publicitário, isto fez com que as agências buscassem novas alternativas a respeito da divulgação de seus produtos e ideias, trazendo para os transportes, e ambientes dos interiores dos estabelecimentos o ponto principal de veiculação, isso força a alteração nas linguagens utilizadas, trazendo novos conceitos e exigindo muito mais dos criadores das campanhas.
A família através dos tempos
A partir da observação destas 3 fotos exibidas podemos perceber a mudança de mentalidade no núcleo familiar da família ocidental.
No início do séc XX percebemos a forte tendência de um núcleo familiar composto por homem e mulher além de uma quantidade de filhos que hoje poderia considerar-se exagerada. Esta configuração pode ser explicada pelas condições sócio-econômicas da época das quais era essencial a participação dos filhos na economia da casa desde cedo.
Já na foto central, percebemos a mudança do núcleo familiar já nas décadas finais do Séc XX com uma típica configuração familiar norte americana dos anos 80. Esta imagem nos apresenta a surpresa da família as novas questões econômicas e tecnológicas e também já nos traz a reflexão sobre a necessidade da diminuição do núcleo familiar uma vez que a mulher já não tem o mesmo tempo para cuidar dos filhos já que sua participação na economia da casa como uma nova parcela de renda torna-se a cada momento mais importante.
Por fim a terceira foto nos apresenta uma reconfiguração mais recente daquela família do final dos anos 80 e esta agora no séc. XXI apresenta-se como ícone de sucesso e bem estar, um contraponto a realidade e reflexo do imaginário ideal da maioria das pessoas.




Nenhum comentário:
Postar um comentário