segunda-feira, 5 de maio de 2014

Cartazes

Pioneiro na criação de cartazes artísticos, Jules Cheret, artista),  francês do séc XIX (pintor e litógrafo) utilizava uma técnica que combinava imagens e textos curtos. Usando de recursos que provocavam o observador da época, como belas mulheres e figuras alegres, o caráter inovador de suas imagens causavam impacto na população e consequentemente atraia muita atenção. Um fator preponderante da inovação de Cheret foi a transformação que sua tecnica causou na paisagem parisiense pois inspirou a arte mural, e o desenvolvimento de tintas resistentes a chuva.


Belas mulheres são marca registrada nos cartazes de Cheret


Além de Cheret, Henry Toulouse Lautrec, é outro artista francês, sua obra é divulgada anos depois e faz referências à alguns trabalhos de seu antecessor, além de trazer novos elementos que contribuíram para a utilização massiva de cartazes como recurso publicitário já no início do século XX. 
Revolucionou o Design Gráfico a partir de suas pinturas que representavam principalmente a vida boêmia da Capital Francesa retratando cabarés e teatros marcando assim uma nova era da publicidade, um momento de liberdade de ideias da qual a propaganda deixa de ser financiada exclusivamente pela igreja e nobreza, mais tarde, a obra do artista seria reconhecida como essencial para o surgimento de um movimento nas artes conhecido como Art Nouveau. 


Reine de Joie - Toulouse Lautrec.
A sensualidade é marca presente na obra do Artista


Quanto a composição, ambos os artistas pensavam suas pinturas de uma forma sofisticada para a época, usando cores carregadas, especialmente o vermelho e o preto além do laranja e o verde limão, esses tons eram usados intencionalmente com o intuíto de reproduzir a atmosfera elétrica da época.
Algumas diferenças marcam os artistas, como o uso das sombras de Cheret contra a ausência total delas por Lautrec, porém é notavel a contribuição para o desenvolvimento deste meio de comunicação que hoje é recurso essencial nas campanhas publicitárias e que fazem uso das artes e da fotografia para cada vez mais comunicarem-se com seu público alvo.


              Lautrec e Cheret lado a lado, referências para a produção publicitária.

Cartaz - Forma rápida e eficiente de comunicação

A partir do século XX a inovação trazida pelo cartaz influencia o design e a forma de se pensar a transmissão de mensagens à um determinado público. O surgimento das grandes cidades a partir do desenvolvimento industrial criaram uma demanda de transmissão rápida e eficiente de mensagens com o objetivo de democratizar e alcançar o maior número de pessoas especialmente para contribuir com o consumo e produção de novos serviços e demandas.



Com o passar do tempo os investimentos da mídia publicitária criaram novos modelos de cartazes e seus derivados como o poster, hoje, as grandes produções da mídia, os produtos comercializados por grandes empresas e campanhas que pretendem alcançar um grande público, tornam-se cartazes rapidamente, estes tem o papel de conversar com a população e comunicar a relevância daquilo que é mostrado nas imagens estampadas nas paredes, postes, e diversos outros suportes como túneis de metrô e os próprios carros que a cada segundo transitam sobre os trilhos das grandes metrópoles.



Nenhum comentário:

Postar um comentário