A partir deste post pretende-se apresentar quais são as questões que envolvem a transmissão de mensagens e ideias nos materiais de divulgação da industria cinematográfica. Os códigos apresentados pelos posteres, cartazes e panfletos tem o intuito de trazer ao expectador a curiosidade sobre os assuntos tratados nos filmes trazendo-o então para a poltrona do cinema. Começamos pelo exemplo do filme "Apenas uma vez", produção que foi filmada em Dublin e contou com um orçamento baixo em relação às grandes produções do cinema, o musical que conta a história de um rapaz e uma moça que se conhecem nas ruas da cidade irlandesa e a partir de então descobrem que tem muito mais a ver um com o outro do que imaginam. Observemos a seguinte imagem:
Ao olhar o poster ao lado percebemos os códigos que são transferidos ao observador e que apresentam elementos daquilo que o filme irá tratar. Ambos personagens caminham sobre uma pista que na verdade é o braço de um violão, esta pista inicia-se no primeiro plano do cartaz e aprofunda-se até o médio plano dando a impressão de profundidade a partir do momento que encontra-se com o restante do cenário apresentado, uma vila típica da Cidade funde-se nas laterais transmitindo exatamente a atmosfera da qual irão viver os dois personagens. Todo o equilibrio dado a composição da cena coloca os personagens no centro da imagem, fato que indica sobre quem todo o enredo irá desenvolver-se.
Ainda justificando o enredo o personagem masculino carrega um instrumento musical nas costas, trazendo portanto mais um elemento que remete à música e por fim o olhar entre as duas pessoas, código que traz um tipo de tensão e que indica que há uma relação que será desenvolvida durante a trama.
Já nesta outra imagem a composição entre o primeiro e o terceiro plano indicam a distancia entre os personagens e consequentemente transmite uma ideia de introspecção e reflexão que é evidenciada ainda mais pela paisagem que evoca a calma e a observação. Pode também buscar uma situação de conversa íntima entre as pessoas que compõe a cena e novamente coloca o expectador como alguém que não tem mais nada a prestar atenção na cena, apenas no casal, desta forma tornando-se quase um voyer.A próxima imagem trata de outro musical, o filme Labirinto, estrelado pelo cantor David Bowie e a atriz Jannifer Connoly, e trata de explicar ao expectador quais são os conflitos que o aguardam ao assistir a película.
A composição dispõe seres fantásticos, os duendes, nas laterais do poster e a partir do momento que os protagonistas do filme são colocados ao centro da imagem, tratam de explicar duas situações:
A primeira é a guarda que os duendes fazem a Bowie, no filme, encarnando o Rei dos Duendes, em contra partida, também transmitem um clima de vigilância sobre Connoly, a jovem que no filme mostra-se desesperada na busca de seu irmão mais novo dentro do Labirinto, todos esses elementos são complementados pelo próprio labirinto disposto acima de todos no plano superior da imagem e que tem a função de mostrar-se como o grande desafio a ser superado pela heroína da história.
Outro elemento que é apresentado neste cartaz e que também é usada em outra peça de divulgação é a imagem da atriz dentro de um globo de cristal bem ao centro ou no caso da segunda imagem já no primeiro plano do poster, que mostra a aflição da personagem vivida por Connoly ao desbravar o Labirinto. A composição que traz uma situação de espanto é balanceada pela expressão do antagonista que surge como uma figura que detém o controle da situação a partir do domínio dos caminhos do labirinto e também da disposição que é apresentado de forma majoritária na figura e ainda reforçado pelas duas torres ao fundo que o colocam em posição de evidência na cena.
Grande sucesso da Década de 90 Jurassic Park traz uma composição simples para seu poster de divulgação, utilizando apenas o ícone que identifica o parque e consequentemente o filme na metade superior do cartaz. Este tipo de composição remete aos materiais de sinalização utilizados em diversas situações nos próprios parques de entretenimento ao qual o filme faz referência, quanto outros tipos de placas como trânsito e avisos em geral.
Apresenta uma composição de cores simples, mas que prende atenção e instiga a curiosidade uma vez que o negro do fundo é um código do oculto, das surpresas e do medo, enquanto o vermelho apresenta que a história irá se desenrolar em um clima tenso e quente, também justificado pela silhuetas das árvores de clima tropical dispostas logo abaixo do título do filme.
Ponto de destaque do ícone, o T-Rex que é colocado traz ao público a expectativa de conhecer o Rei dos Dinossauros, a fera mais temida e feroz do período. Esta composição simples, mas que joga no rosto do expectador toda a tensão que o filme se propõe a transmitir, justifica o cartaz como peça eficaz na divulgação da produção.




Nenhum comentário:
Postar um comentário